Grito Rock 2010 Ribeirão das Neves: Diversidade e integração


O Coletivo Semifusa parece ter conseguido alcançar o resultado almejado: a satisfação da população em participar de um evento alternativo, sem confusões e que merece ser repetido inúmeras vezes, segundo o sucesso de crítica recebido.

Clique na imagem pra ver a cobertura de fotos do Grito Rock Ribeirão das Neves.


Como proposta de um grito alternativo em meio às festividades normais da data de carnaval, Ribeirão das Neves recebeu no dia 12 de Fevereiro o Grito Rock América do Sul 2010, festival independente ocorrido em mais de 80 cidades do continente. Idealizado pelo Circuito Fora do Eixo, o evento foi realizado no município nevense pelo Coletivo Semifusa, com o apoio da Prefeitura de Ribeirão das Neves e do comércio local. O Festival reuniu na Praça Central da cidade aproximadamente oitocentas pessoas, de todas as faixas etárias, que curtiram os shows na mais perfeita tranquillidade e harmonia, divertindo-se a cada atração apresentada dentre os mais variados estilos musicais.

Falando nas atrações, o festival contou com a participação de artistas locais, como a já conhecida banda O Instinto Coletivo, com seu trabalho que resume uma junção de Rap, Reggae, Soul e Metal calcado na crítica social, e que em 2008 foi finalista no projeto Vozes do Morro; além de artistas com anos de estrada, mas pouco conhecidos pelo público nevense, como o rapper Nunga e Zé do Poço, com sua música folk folclórica, que no Grito contou com a participação especial do Graveola e o Lixo Polifônico (BH) dando uma nova roupagem à suas músicas.


O Instinto Coletivo


Ainda da região tocaria o Utrika, mas infelizmente, como às vezes nem tudo sai como o esperado, a banda teve que ficar de fora devido a alguns contratempos que geraram atrasos, estourando o tempo permitido para utilização do palco (22h), é uma pena que um dos poucos espaços construídos no município para esta finalidade, em uma área predominantemente comercial, tenha essa limitação.

Contratempos à parte, o público pôde curtir o som do Graveola e o Lixo Polifônico com seu estilo musical “incerto e difícil de descrever”, fazendo um show com qualidade, “cara dura”, presença e musicalidade fantástica. De BH, o Coletivo Semifusa trouxe também a banda Enne mostrando o seu rock alternativo influenciado por diversas vertentes do estilo.

Circulando em turnê por diversas cidades mineiras, Johnny Hooker e Candeias Rock City trouxe o “ar da sua graça” direto de Pernambuco, apresentando ao público nevense o êxtase do seu misto de Hard Glam Rock com performance escrachada e carismática, garantindo “o quê” de rock n` roll do Festival. Em entrevista ao Coletivo Semifusa, o vocalista Johnny Hooker disse que não esperavam uma reação tão eufórica e que foi uma bela surpresa tocar para um público que parecia fã de tempos da banda. “A recepção não poderia ter sido melhor”, completa o baterista do Candeias Rock City, Renan Castro.

O Grito Rock América do Sul 2010 através do Coletivo Semifusa conseguiu, em pouco menos de quatro horas de evento, movimentar o comércio no centro, trazer um público interno e externo ao município para uma atividade cultural saudável, promover o intercâmbio cultural entre artistas e produtores, além de integrar diversos estilos musicais em um mesmo palco, demonstrando ser possível promover algo organizado e pacífico em Ribeirão das Neves.

De acordo com o público presente, o Coletivo Semifusa conseguiu alcançar o resultado almejado: a satisfação da população em participar de um evento alternativo, sem confusões e que merece ser repetido inúmeras vezes segundo o sucesso de crítica recebido. Ao longo deste ano o Semifusa pretende desenvolver inúmeras atividades e eventos que, além de continuar a promover essa integração e diversão ao público nevense, possibilite o intercâmbio entre diversas formas de expressão artística, como o teatro, dança, literatura, entre outras.


Em breve a cobertura de vídeo do Grito Rock Ribeirão das Neves, aguarde!


www.gritorock.com.br

www.foradoeixo.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário