A Inteligência coletiva fazendo a diferença em Minas

Texto: Rodolfo Gullar (Semifusa) fotos: Paula (Fórceps)


Nos últimos dias 27, 28, 29 e 30 do mês de Maio, a linda e "congelada" cidade de Poços de Caldas se tornou um ponto de encontro para trocas de produtos, informações e experiências entre diversas entidades do setor cultural de Minas Gerais.


O projeto do Circuito Mineiro da Música Independente financiado pelo Fundo Estadual de Cultura teve a sua última etapa fechada com chave de ouro. O projeto previa a realização de oficinas profissionalizantes como elaboração de projetos, web tv, web rádio e novas mídias sendo ministradas com muita competência e profissionalismo.
Este projeto aconteceu durante todo o ano de 2009 e início de 2010 e colaborou para o crescimento profissional e intelectual de vários agentes da cadeia produtiva do Estado.

Aproveitando esse grande momento, membros dos coletivos Semifusa (Ribeirão das Neves), Pegada (Belo Horizonte), Goma (Uberlândia), Retomada (Montes Claros), Fórceps (Sabará), Coletivo 77 (Barbacena), Anti- herói (Divinópolis), Colcheia (Sete Lagoas) e Corrente cultural (Poços de Caldas), ou seja, grande parte do circuito Fora do Eixo Minas, se reuniu para mais uma vez trocar informações e tecnologias, ver bons shows, ouvir boa música, organizar e planejar os próximos passos da música independente de Minas Gerais.

Realizaram-se imensas reuniões para a definição do calendário Mineiro dos Festivais Independentes. O projeto é de realizar vários festivais em 16 cidades de Minas, sendo um a cada final de semana de agosto até Dezembro de 2010, numa ação que promete ser histórica.

Outra ação histórica foi a primeira Rodada de Trocas Fora do Eixo, onde vários coletivos levaram CDs de bandas, livros e produtos produzidos pelas próprias entidades e então puderam substituir por outros de forma livre, aumentando a variedade e oferta das lojas e banquinhas de cada cidade e também minimizando custos com transportes dos produtos.

Fica no ar o otimismo em um Estado que tem sido palco de grandes polêmicas no mundo da música e crises entre produtores e poder público. De certa forma a criatividade ainda faz diferença em momentos como este.

6 comentários:

  1. Bem legal a forma que vocês resumiram o encontro aqui em nossos "alpes sul-mineiros".. hahahaha
    A cidade é realmente fria, mas o encontro foi quente!! Muita energia boa e informações valiosas trocadas...
    Abraços à todos!!!
    Voltem sempre(com mais blusas e cobertores)

    ResponderExcluir
  2. Foi realmente demais receber todos aqui em Poços!! Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  3. Aeee! Coisa linda! Estava ansiosa pra saber notícias do encontro, que infelizmente, não pude ir. Certeza que vai gerar bons frutos por Minas. Abraço, Ana - megalozebu

    ResponderExcluir
  4. Massa galera!!

    O encontro em poços foi muito bom!!
    Sucesso para o Corrente e para todos nós do FEM!

    ResponderExcluir
  5. ae pedrinho utrinka agradece por tudo cara!!! pena que ficamos apenas um dia mas foi o suficiente para vermos que a cidade de poços e linda e fria claro rsrsrsrs!!! e vermos que vcs sao dedicados, inteligentes e tem muita garra para tocar esse projeto!!! valeu demais

    ResponderExcluir
  6. Imensas reuniões de mentes pensantes, incomodadas!
    Poxa, foi bem legal conhecer e integrar essa conspiração! Agradecemos a todos! Foi show!!!
    Valeu!

    ResponderExcluir