Um grito cada vez mais alto - Grito Rock 2011




Festival integrado conquista a América Latina
Serão mais de 130 cidades em 9 países circulando produção alternativa de música, cultura e tecnologias

Crescendo mais a cada ano, o Grito Rock chega a sua nona edição com o impressionante número mais de 130 cidades realizadoras em 2011, consolidando-se como o maior festival integrado das Américas.  O festival ultrapassa a fronteira da América Latina e será realizado em 10 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador.  A expectativa é que mais de 700 artistas se apresentem para um público de aproximadamente 200 mil pessoas.

Os eventos do Grito Rock acontecerão entre 19 de fevereiro e 28  de março, mas antes do início do espetáculo as bandas e artistas interessados,  fazer suas inscrições via Toque no Brasil. No próximo mês também serão lançadas as campanhas que auxiliam a produção colaborativa em cada uma das edições, bem como as ações em rede incentivadas pela gestão do projeto. 

O Grito Rock é uma produção do Circuito Fora do Eixo em conjunto com os coletivos e conta com parceria das Casas Associadas e apoio Toque no Brasil. Festival filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes - Abrafin.

Grito Rock Ribeirão das Neves (MG)
O Grito Rock Ribeirão das Neves em sua 2º edição levará novamente muita música boa para o palco da praça central da cidade. O festival acontecerá no dia 5 de março e espera obter um sucesso ainda maior do que foi o primeiro, onde um público estimado de 800 pessoas compareceram pra ver shows, que foram do Rap, com o artista local Nunga, ao Rock’ n Roll tradicional com o Johnny Rocker e Candeias Rock City do Recife (PE).


Grito Rock - Ribeirão das Neves 2010


As duas vagas que abrimos para bandas locais estão sendo preenchidas através da escolha do público e das próprias bandas, uma forma inédita que espera democratizar ainda mais as apresentações de bandas locais em nossos eventos e ter uma relação mais próxima com o público e as bandas locais.


Para as bandas de fora do município, o processo de seleção será feito através de uma curadoria. Qualquer banda que tenha trabalho autoral pode pleitear uma vaga no Grito Rock Ribeirão das Neves: basta criar seu perfil e fazer sua inscrição no Toque no Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro.




Os realizadores
Pela primeira vez desde que começou a ser realizado de maneira colaborativa, o Grito Rock será realizado nos 27 estados brasileiros e em outros 9 países (em cidades da América do Sul e Central). Os 132 produtores confirmados na realização do Grito Rock representam um crescimento de 65% em relação a 2010, quando o projeto conectou mais de 80 pontos. Entre os produtores confirmados, 13 estão na região Norte, 18 são do Nordeste, 11 do Centro-Oeste e 17 no Sul, enquanto o Sudeste soma 63 realizadores e 10 cidades são de outros países.


Campanhas Grito Rock Ferramentas auxiliam produção e incentivam colaboração
Buscando a integração cada vez maior entre os produtores, a gestão do Grito Rock propõe algumas ferramentas para facilitar a comunicação entre eles, e a orientação e o acompanhamento das produções descentralizadas do maior festival em rede do mundo. As campanhas foram desenvolvidas com base na experiência acumulada em ações laboratoriais em rede, veja:

Divulgue seu Grito | Identidade Visual - com o objetivo de padronizar a aplicação da marca do evento e também de sugerir aplicações aos produtores, o kit é oferecido pelo Design FdE.

Compacto.TEC Grito Rock - facilitando a organização e a divisão de tarefas da produção, bem como coletando importantes dados para relatorização de cada evento, a tecnologia foi desenvolvida pelo Fora do Eixo Card.

Divulgue seu Grito | Divulgação Nacional - serviço prestado pela Assessoria FdE. Propaga as informações do festival integrado para a imprensa especializada brasileira.

Hospedagem Solidária - alternativa para potencializar o orçamento dos eventos, a campanha de Hospedagem Solidária também propicia a troca cultural entre o público.

Sonorize seu grito - o Tecnoarte FdE elabora cartilhas, tutorias e outros manuais para colaborar com o aperfeiçoamento técnico de palco, som e luz nos GR de cada cidade.

Transmita seu grito + bootleg - gravar o áudio de uma noite de shows pode ser um desafio, mas com a ajuda da Webrádio FdE os produtores aprendem não só a registrar como também a transmitir ao vivo em webrádio seus eventos.

Grito.DOC - se uma imagem diz mais que mil palavras, imagine um documentário colaborativo que capture um pedaço de cada edição do Grito Rock? O Clube de Cinema realiza a experiência pela segunda vez, convocando mais participantes para a ação colaborativa.

Grito Encena - buscando integrar as cadeias produtivas da música e das artes cênicas, o Palco Fora do Eixo promove campanha que facilita contato de produtores das duas linguagens.

Grito Ambiental - ação inédita que promove o mapeamento da pegada ecológica deixada por cada evento, bem como sugestões de conscientização e plantio de árvores em diversas regiões do Brasil.
* Todas as campanhas possuem o selo da Universidade FdE, frente de formação e aprimoramento das tecnologias sociais e de produção cultural do Circuito Fora do Eixo.

Cronograma Grito Rock 2011

  1. Desde 5 de janeiro, o Toque no Brasil recebe o cadastro dos eventos
  1. Desde 12 de janeiro as bandas podem se inscrever e  pleitear vagas em cada uma das cidades realizadoras do Grito Rock, também por meio da ferramenta TNB, com possibilidade de marcar shows em sequência e planejar suas turnês.
  1. Entre 9 de janeiro e 15 de fevereiro as Campanhas do Grito Rock serão lançadas em sequência
  1. Período oficial de realização do Grito Rock América Latina 2011:  19 de fevereiro e 28  de março
Grito Rock: Histórico
Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá (MT) a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão. Em 2004 deu-se intercâmbio em nível regional. Nos ano seguintes, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações.

Em 2007 e 2008 é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na gestão. No primeiro ano foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009, o Grito Rock atinge a marca de mais de 60 cidades e, em 2010, 80 pontos realizaram.

Sobre o Circuito Fora do Eixo
Rede de trabalho, colaborativa e descentralizada, constituída por 72 pontos presentes em  26 estados que há cinco anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura.


Serviço
O quê: Grito Rock de 2011
Quando: Fevereiro/Março 2011
Onde: 132 cidades do Brasil, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador http://toquenobrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário