PROGRAMA “MÚSICA MINAS” - EDITAIS PARA CIRCULAÇÃO DE ARTISTAS


Os Editais de Circulação Estadual, Circulação Internacional e de Intercâmbio, do programa Música Minas, já estão abertos para os artistas mineiros. Após a divulgação do comunicado oficial, os artistas interessados terão 45 dias para efetuar as inscrições. Os formulários estão disponíveis para download (clique aqui).
Apesar de Minas Gerais apresentar um cenário musical forte e plural, a música produzida no estado ainda enfrentava dificuldades para transpor nossas fronteiras e receber o merecido reconhecimento . Por essas razões, em 2009, foi criado o programa Música Minas, que visa estruturar e desenvolver a cadeia produtiva da música mineira, criando oportunidades para que músicos residentes no estado possam mostrar seus trabalhos em outras regiões do país e do mundo. 

O programa se dá por meio de parceria firmada entre o poder público, representado pela  Secretária de Estado de Cultura, e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música   como a AMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Desde que iniciou seus trabalhos, em 2009, o Programa beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos Editais de Circulação Estadual, Circulação Nacional, Circulação Internacional e Intercâmbio, ajudando a consolidar a identidade sonora mineira.

A iniciativa levou artistas mineiros para importantes feiras internacionais de música como: Womex (Dinamarca), Bafin (Argentina), CMJ (nova York), CMW (Canadian Music Week), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Curtugal (Galícia), dentre outros.

A parceria inédita entre sociedade civil e Estado se tornou uma referência de sucesso e o projeto Música Minas se destaca, desde então, em sua iniciativa de abrir espaço para artistas e agentes de cadeia produtiva na música no Brasil e no exterior, criando oportunidades estratégicas de negócios e crescimento para diversas carreiras na área musical.

Importante: as Inscrições só serão realizadas através do site após notificação. Os ineterssados devem baixar os formulários e enviar o material para o endereço que consta nos editais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário