Começa amanhã o Festival Pá na Pedra

O Festival Pá na Pedra, produzido pelo Coletivo Semifusa, chega a sua terceira edição em 2012, se consolidando como um dos grandes eventos para a promoção da cultura em Ribeirão das Neves. Este ano, o Festival acontece no período de 20 a 28 de outubro, e sua programação traz oito Shows, três oficinas (“Fotografia”, “Percussão Corporal” e “Tecnologias de Produção Cultural”), uma Mostra de Vídeos, com um curta produzido por alguns moradores da  Vila Bispo de Maura, juntamente com o documentário “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker. A programação também inclui Esporte e um Passeio Cultural por lugares interessantes que boa parte da população desconhece. O festival é realizado pelo Coletivo Semifusa e Circuito Fora do Eixo, patrocinado pela Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É integrado ao Circuito Mineiro de Festivais Independentes e faz parte da Rede Brasil de Festivais Independentes. A maior parte das atividades são gratuitas, apenas o transporte do Passeio Cultural tem o custo de R$ 15,00. 

Espaço Invertido é um dos pontos a ser visitado no percusso
O palco do Pá na Pedra receberá três bandas locais (Se7ima, Coiotes S.A. e Quarteto Instrumental) três bandas de Belo Horizonte (Agbara, Coletivo Dinamite e Pequena Morte), a banda SoS Periferia, de Santa Luzia, e Vivendo do Ócio que é de Salvador (BA), banda que ganhou o VMB, o prêmio de Aposta MTV e já foi anunciada como atração do festival Lollapalooza 2013. Os shows acontecerão nos dias 27 e 28 de outubro, na Praça Central de Ribeirão das Neves, bem no coração da cidade. O evento é vitrine da produção cultural independente, e a tradição é combinar atividades de formação humana, intercâmbio cultural e autogestão com música, dança e demais formas de cultura, abrangendo todos os públicos, democratizando o acesso a cultura livre.
Vivendo Ócio é uma das atracões do dia 28/10 -  (foto: Rafael Kent)
CMFI – O Pá na Pedra está integrado ao Circuito Mineiro de Festivais Independentes, que conecta o trabalho de agentes culturais de 20 pontos do estado. O Circuito se torna uma plataforma para a circulação de artistas e também potencializa os festivais que se tornam campus de formação livre espalhados por Minas Gerais.


O CMFI tem o patrocínio da Vivo através da Lei estadual de incentivo à cultura.



Rede Brasil de Festivais


Uma iniciativa inovadora, que gerou consequências decisivas para o cenário musical brasileiro surge em 2005 unindo 16 festivais de música independente. A Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) teve papel simbólico e estrutural importante na construção da narrativa da Música Brasileira, através das rotas de circulação, formação de plateia, irradiação da nova música e fomento aos processos colaborativos.


Saiba tudo sobre o Pá na Pedra no: www.festivalpanapedra.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário