Algumas bandas do Festival Semifusa

Manolos Funk

O quarteto mineiro, Manolos Funk, promove temporada de lançamento de seu primeiro EP “Manolos Funk” através do selo Vatos. Os primeiros shows acontecem nos dia 12 de dezembro no Festival Semifusa, em Ribeirão das Neves e no Centro Cultural Lindéia Regina em Belo Horizonte. Já no dia 17 do mesmo mês a banda faz show no bar ROTA 85, em Belo Horizonte, onde todo o público presente levará o EP de brinde na entrada.

O EP “Manolos Funk” é o primeiro lançamento do Selo independente Vatos Disco, ligado ao Circuito Fora do Eixo, através da Fora do Eixo Discos e mostra através da utilização em sua produção de conceitos como reciclagem e sustentabilidade, o espírito do Circuito Fora do Eixo: onde falta verba, sobra criatividade, competência e companheirismo. E é por estas e outras que essa rede de coletivos vem balançando a cena musical brasileira.




Cidadão Comum

Do rock: a energia. Do rap: a poesia. Do funk: o ritmo. Tudo isso mesclado com as batidas do manguebeat e de outros sons brasileiros. Este é o 'Cidadão Comum'.

A banda existe desde 1999 (antiga banda Orfeu) e nesses 10 anos transitou por algumas vertentes do rock, encontrando uma coincidência de propósito no som feroz do Rage Agains the Machine, hoje sua principal influência. Em suas letras, o grupo faz uma leitura crítica da atualidade, somando ao olhar sobre a periferia uma visão contundente sobre a própria sociedade que a produz.

Sendo hoje considerada uma das mais importantes de Ribeirão das Neves, a banda já dividiu o palco com Dead Fish, Concreto, Radar Tantã entre outras. Tem também papel importante no desenvolvimento da cena rock na cidade, trabalhando na criação de espaços e produção de vários eventos, como o Rock in Neves contra a Fome, entre 2000 e 2003,shows sem fins lucrativos e que tinham como objetivo divulgar os grupos locais.

O ‘Cidadão Comum’ faz parte do Coletivo Semifusa, projeto de música independente que visa promover a cultura no município de Ribeirão das Neves, criando meios de comunicação, realizando eventos e o intercâmbio entre artistas da cidade com as demais regiões do Estado e do Brasil, sendo integrado ao Circuito Fora do Eixo.

Atualmente a banda está em processo de gravação de seu primeiro CD, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2009.


4 instrumental

A banda 4instrumental nasceu em Sabará em abril de 2008 já integrada ao coletivo Fórceps, que havia sido criado meses antes com o objetivo de fomentar a cena local integrando-a em rede com o resto do país através do Circuito Fora do Eixo. Em seus quase dois anos de existência a banda circulou por várias cidades de Minas Gerais se apresentando em festivais importantes no novo cenário independente como o Grito Rock (Sabará, BH e Montes Claros), o Jambolada (Uberlândia) o Marreco (Patos de Minas), o Arena Livre (Vespasiano) e o Escambo (Sabará). Com influências que vão desde a música brasileira até o rock inglês, o 4instrumental tem se destacado pelo som expressivo e pela habilidade técnica de seus integrantes. Para 2010 o grupo prepara o lançamento de seu primeiro disco e um projeto de circulação pelo país, além de ser uma das bandas participantes da coletânea do Circuito Fora do Eixo que terá lançamento nacional em janeiro.

Verto
O grupo se consolida em 2009 trazendo em sua formação músicos que já tocam juntos há cinco anos. Após trabalharem em outras propostas, os integrantes do Verto encontram sua forma mais autêntica de expressão. Longe de arranjos milimetricamente planejados, o que se busca é simplicidade e sinceridade, a música como deve soar, sem excessos. A estrutura das composições é semi-acústica, onde os arranjos de violões, guitarras e teclados compõe a base para que as vozes estejam em primeiro plano. As letras são crônicas, retratos e dramas vividos nas entrelinhas do dia-a-dia. Pensamentos que nos tomam de súbito, mas que em seguida são esquecidos e sobrepostos. Os personagens das músicas são pessoas comuns que encontramos todos os dias, nas esquinas da cidade, nas mesas dos bares, nas filas dos bancos. Para além da pretensão de alcançar qualquer sentimento superior, as letras do Verto procuram empatia com os sentimentos dos ouvintes. Por traz dos arranjos, ecoa o pensamento urbano pós-moderno. É proposital a contradição entre os instrumentais leves e melódicos e as letras que narram a amargura do cotidiano. Pode-se dizer que, acima de tudo, o Verto é uma banda para ser ouvida mais de uma vez, para que os significados tácitos possam vir à tona.

Última Ratio


Ultima Ratio começou como um projeto entre Alexandre G. Fonseca e Gilberto Lopes (vocal e guitarra respectivamente).Em Janeiro de 2009 entram para o projeto Lucas Oliveira (guitarra).Começa então o processo de composição do que será o 1º cd da banda que chamara Ancient Power. As musicas mostram uma verdadeira gama de influencias que vão desde o hard rock setentista ao mais extremo do metal pesado, do clássico ao pop, mostrando bem as intenções dos músicos.


Curved
A Curved é uma banda de rock, formada em Itabira-MG em meados de 2004. A banda desenvolve um trabalho autoral com claras influências alternativas. O nome é uma referência ao “Anjo Torto” do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, citado no Poema das Sete Faces, sendo inicialmente The Curved Angel. Nos shows a banda apresenta uma explosão de energia regida pelo lema PULAR, GRITAR, SUAR, SANGRAR. A Curved atua também em entidades que promovem a cultura independente como o Coletivo Pegada/Fora do Eixo em Belo Horizonte, e Movimento Faça! em Itabira. A banda compôs Creepy Walk para integrar a trilha sonora do longa-metragem FORA DE ORDEM de Sérgio Gomes que deve ser lançado no fim de 2009.


Um comentário:

  1. ai como faço para conseguir alguma musica da banda curved os caras sao foda!!!

    ResponderExcluir