Festival Transborda

Começou o Transborda! Durante a tarde de ontem, as oficinas “Inferninhos & Afins: porque eles precisam de nós“, dos 45 Jujubas, e “Midialivristas” do Centro Multimídia Fora do Eixo começaram a ocupação do Conservatório de Música da UFMG reunindo uma galera interessada em criar, registrar e continuar movimentando Belo Horizonte. As duas oficinas continuam hoje. Saiba mais sobre o primeiro dia do Transborda no: Boletim Transborda #3

Ainda dá tempo

As inscrições para o workshop “Gestão de carreiras: do it together!” foram prorrogadas até quarta-feira, dia 15/9. O resultado final será divulgado aqui no site e as bandas selecionadas receberão um e-mail na quinta-feira. As bandas belo-horizontinas que ainda não se inscreveram, aproveitem a oportunidade.

Qualquer dúvida, atendemos no e-mail: transborda@coletivopegada.org



Sobre o Transborda - Festival de Artes de Transversais

Ação inédita do coletivo Pegada com 32 bandas, 6 oficinas, 3 apresentações teatrais, e outras atividades que ocupam 6 espaços de Belo Horizonte

De 13 a 19 de setembro de 2010, o Transborda – Festival de Artes Transversais – inundará a capital mineira com diversos bons exemplos do que a cena independente artística local, estadual e nacional vêm produzindo de melhor. A iniciativa do coletivo Pegada e do Circuito Fora do Eixo (CFE), realizada com os benefícios da Lei Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi pensada para estimular o debate sobre produção cultural coletiva.

Seis pontos da cidade serão ocupados. A Praça da Estação será o principal cenário do festival. Completam o circuito espaços de fomento à produção artística mineira: Conservatório de Música e o Centro Cultural da UFMG, as casas de show Studio Bar, Nelson Bordello e Utópica Marcenaria. "A cena independente é muito heterogênea de estilos musicais e público, por isso, diversificamos os lugares em que as atividades acontecerão” explica Lucas Mortimer, coordenador de Planejamento do Coletivo Pegada.

A ação estimula o pensamento em rede como forma de trabalho. “A música é apenas parte da atuação do Pegada. No Transborda, divulgaremos a produção cultural gerada nesse contexto colaborativo e utilizaremos a música como fio condutor de uma rede de iniciativas transversais”, explica Camila Cortielha, coordenadora de Sustentabilidade do Pegada.

A junção da teoria e prática dessa filosofia de articulação em rede apelidada de Do it Together tem o seu auge no workshop “Gestão de Carreiras” - uma espécie de incubadora musical intensiva. Oito grupos de Belo Horizonte terão a oportunidade de receber consultorias sobre os principais processos envolvidos na cadeia produtiva da música tais como a produção musical; a produção executiva; o relacionamento com a imprensa e a identidade visual.

As atrações musicais procuram fazer um retrato do que tem sido produzido de bom no circuito independente brasileiro dentro de estilos diversos como rock, heavy metal, samba, punk, hip-hop e ska. A programação mescla nomes conhecidos do grande público, como B Negão & os Seletores de Frequência, com alguns destaques da cena Belo-Horizontina, estadual e nacional, como Black Sonora, 4Instrumental (Sabará, MG) e Júpiter Maçã (Porto Alegre, RS). Completam a programação cinco jovens bandas (quatro do interior de Minas) que foram escolhidas por um edital que recebeu 125 inscrições em dez dias, sendo 37 de artistas de Minas Gerais e 85 de fora do estado, uma das escolhidas foi a banda Cidadão Comum de Ribeirao das Neves.

Congresso Fora do Eixo - Etapa Regional

O Transborda ainda será sede do III Congresso Fora do Eixo - Etapa Regional. Financiado com recursos do Fora do Eixo Minas, o encontro reúne os 16 coletivos mineiros, representantes do Espírito Santo e todos que se inscreveram, gratuitamente, para acompanhar de perto as discussões. A programação inclui Plenárias e Grupos de Trabalho formatados de acordo com a pauta do encontro nacional (Uberlândia - outubro/2010) e definirá o planejamento de ações do Circuito Fora do Eixo para 2011.

Saiba tudo sobre o Trasborda no Site:
www.festivaltransborda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário