Transbordando - #Midialivrismo em Belo Horizonte!

Por: Ney Hugo

Estamos em Belo Horizonte, terra do Coletivo Pegada, e agora terra do Transborda, o festival que o coletivo produz para ocupar BH e principalmente questionar perante os cidadãos belorizontinos do porquê das riquezas culturais estarem pouco valorizadas. O festival tem essa abordagem, esse transbordar, essa inundação da cultura de BH e do Brasil transbordando pelos poros da cidade.

Os dias, os trabalhos, diálogos, debates e “transbordagens” ja estão bem intensos. Veja abaixo a oitava edição do Bit, o programa de audiovisual de 140 segundos, idealizado pelo núcleo de audiovisual do FEM (Fora do Eixo Minas).

Veja no portal Nagulha.


O festival teve início logo na segunda feira, com a realização de várias oficinas. Uma delas foi a de #midialivrismo, ministrada por 3 membros do Centro Multimídia Fora do Eixo: Ney Hugo (Espaço Cubo, Cuiabá-MT); Camila Cortielha (Pegada, BG-MG); Rafael Rolim (Massa Coletiva, São Carlos-SP).


A oficina acontece durante todo o festival e consiste no seguinte: um dia de conversa e contextualização sobre #midialivrismo. Um dia de sistematização da equipe; e de agora em diante é só prática. Os participantes da oficina se estimularam bastante com a liberdade de criação e gestão que receberam.



Além da oficina de mídia livre, teve uma outra de grande importância para a comunicação: "Inferninhos & Afins: Por que eles precisam de nós?" ministrada pelo 45 Jujubas.


Essa trata da importância da criatividade na criação de identidade visual. Clique aqui e leia mais sobre os assuntos, em matérias escritas pelos participantes das oficinas.

Outra de grande importância foi a de Gestão de Eventos Sustentáveis, com a educadora ambiental Maíra Miller, integrante do Coletivo Peleja, de Patos de Minas. Clique aqui e leia a cobertura feita por participantes da oficina #midialivrista.


Nesta quarta feira teve início o Congresso Fora do Eixo Minas/Espírito Santo, o lançamento oficial do Festival Transborda e um show com a banda instrumental DiBigode, que ainda contou com intervenções teatrais do #Aborda.


Traremos mais detalhes aqui na próxima edição do #Transbordando.


Aguarde, e acompanhe abaixo algumas fotos de aperitivo.


Dsc_0259

Congresso MG/ES

Dsc_0282

Coletivo Pegada apresentando organograma


Dsc_0305

Lançamento oficial do Transborda

Dsc_0463

Intervenção #Aborda durante o show do DiBigode

Dsc_0508

O público aprovou a intervenção

Acesse: www.festivaltransborda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário