O Congresso Fora do Eixo e a ressignificação da cultura

Texto: Rodolfo Gullar

Sete dias de muita intensidade em Uberlândia, muitos sotaques, muitos costumes e vários objetivos em comum.

Congresso Fora do Eixo 2010 - Uberlandia - MGFoto: Ricardo D'Almeida

O lll Congresso FDE, que aconteceu em Uberlândia entre os dias 10 a 17 de Outubro, mostrou muita força e envolvimento de cada participante ali presente. Durante todos os dias, falou-se muito de sustentabilidade, dedicação exclusiva dos membros para suas respectivas entidades, estruturação de turnês pelo Brasil, políticas culturais, comunicação, software livre, designer, tecnologias sócias, teatro, artes visuais, relação com empresas, economia solidária e vários outros assuntos que mais de 300 pessoas interessadas no desenvolvimento social e cultural de um país possam conversar.



Ficou muito claro o amadurecimento do CFE nesses 5 anos de vida, a rede que muitas vezes é confundida com um circuito de produção de música independente, por ter iniciado suas atividades com a música, prova que tem objetivos muito maiores e mostra muita preocupação com a construção de um cenário cultural como um todo, não somente em produzir manifestações artísticas e sim respeitar a diversidade e os costumes de cada região: enfim, entender a cultura em um sentido antropológico.



Números importantes foram apresentados sobre o ano de 2010, apontando o aumento da força de trabalho do circuito, acréscimo considerável de pessoas envolvidas, de eventos e turnês realizadas, de investimentos no setor e da movimentação financeira, mais de R$ 20 milhões circularam pelo circuito entre moeda real e moeda complementar.

Vários especialistas do mais alto nível palestraram no congresso, pessoas de diversas áreas como: produção cultural, jornalismo político e cultural, marketing cultural, economia solidária, cultura digital e várias outras.


Na volta pra casa, fica cravada na mente de cada congressista a certeza de que o Brasil, a cada dia que passa, está mais fértil para novas idéias e ações coletivas.

Veja mais fotos

Saiba mais: foradoeixo.org.br/congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário