ClipArt #4 - Triglotia gutural cult-troglodita

Por: Valdir Junior
Mais um ClipArt: resgatando do ano de 2009 o clipe “Pétrea”, da banda fortalezense Clamus, constituída por: Lucas Gurgel (Guitarra e Vocal), Joaquim Cardoso (Guitarra e Vocal), Felipe Ferreira (Baixo e Vocal) e Clerton Holanda (Bateria).


A Banda
O quarteto de “TrashCultDeathMetal”, formado em 1999, num cenário desfavorável ao universo underground (aridez de shows), mantém o nível internacional das composições (temática principal: morte e paradoxos humanos) e da qualidade sonora límpida e nítida de palhetadas galopantes e baquetadas retumbantes, clássicas do legítimo Metal.
A música, faixa de abertura do álbum “Frontière”, é constituída por versos que revezam os idiomas inglês e português (duas das três línguas cantadas pelo grupo: também cantam em francês) e versa a “descardialização” do ser, a insensibilidade rotineira, a câimbra do âmago, a clausura dos sentimentos e a prisão invisível, contudo eficaz, do não saber o que fazer com a própria liberdade/libertação...
O álbum, expressivo quanto a personificação da fronteira tênue e invisível coexistente entre dois pólos antônimos quaisquer (no caso de “Pétrea”, sobre os limites do caos harmônico entre a submissão da natureza e a ditadura da urbanização), é o segundo da banda e foi lançado em comemoração aos 10 anos de carreira. 
Segundo uma entrevista do guitarrista Lucas à revista Novo Metal, há um ano, em 07fev2010, procuraram “pensar sobre aquilo que separa os diferentes estados emocionais dentro dos quais está sujeito o ser humano: o harmônico versus o caótico, a loucura versus a sanidade (...). Assim, as letras tratam dessas fronteiras que são atravessadas quando vamos de um pólo a outro, aquilo que ainda não é nem uma coisa nem outra, mas reside entre esses opostos”.

O videoclipe
Lançado em 2009 e produzido pela Experimental Produções, através do curso de audiovisual “Rock.Doc” (da ACR – Associação Cultural Cearense do Rock), entre outros recursos, inclui sobreposição intermitente de imagens, talvez pra refletir um pouco das vozes guturais dos três vocalistas-manipuladores-de-cordas.
Submeta já seus tímpanos à agressividade extrema desta marretada sonora, no melhor sentido das atribuições.





Saiba mais sobre a Clamus: www.myspace.com/clamusmetal

Nenhum comentário:

Postar um comentário