Despertador musical na cidade-dormitório

Por: Valdir Junior
A banda Cidadão Comum de Ribeirão das Neves/MG lança seu primeiro EP pelo Compacto.Rec
O power trio nevense alcança representatividade nacional, ao ser eleito pelos produtores nacionais do Circuito Fora do Eixo, mediante votação acirrada, a banda do mês de fevereiro do Compacto.Rec.

O EP“Enquanto isso na Cidade-dormitório” pretende despertar a cidade dormitório e demais ouvidos “sonolentos”, além de fomentar questionamentos diversos sobre a própria condição humana de cada ouvinte. A faixa “Automatismo medita sobre o isolamento das emoções e sobre a “coisificação” das pessoas (cada vez mais descartáveis uns pelos outros); as músicas “O novo” e “Tudo o que o dinheiro não compra” questionam o consumismo compulsivo de seres impensantes que vendem a própria alma para adquirir bens (muitas vezes, coisas que já tem); a canção “O menino é o pai do homem” denuncia a exploração do trabalho infantil, bem como outras formas subempregatícias informais, semiqualificadas e/ou ilícitas; “Dinheiro” critica ferrenhamente a agiotagem da (ainda cobrada) dívida externa pública (já quitada) de países subdesenvolvidos; além de “A curva” e “Aos pobres de espírito” relatam a inamobilidade social do baixo proletariado, a quem é negada até a morte como fulga e à quem a ginoflexão é imposta.
O samba suingado; o groove à la “Renegades of funk”; uma pitada de manguebeat; bem como a retórica em “Ritmo And Poesia”: tudo isso incrustado num baita Rock, regado de bends e hamers, executados em simultaneidade à vocalização das letras de Eduardo Santos [Vocais e Guitarra: parecem ser dois guitarristas, mas, acreditem(!), é só o Du... E o desgramado ainda canta!!!] e Deiverson Feijão (Baixo e Samba no sapatinho); enquanto o baterista Tim Santos (já remeti ao instrumento... Ah! Ele também produz a banda e pilota o estúdio em que ensaiam, no qual gravaram o EP) desce o braço na cozinha.
Enquanto Isso na Cidade-Dormitório está disponivel para donwload durante o mês de Fevereiro no site do Compacto.Rec: compactorec.wordpress.com.
Ainda esse mês será lançada a versão física do EP, com material grafico simples mas bem interessante, e com a acréscimo de uma vinheta que deu origem ao titulo deste trabalho, “Enquanto Isso na Cidade-Dormitório”.
O Compacto.Rec

O Compacto.Rec é um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede, com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente latino americana. O trabalho é uma realização do circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos colaborativos e os agentes que integram a equipe são oriundos dos mais distintos lugares do país que, através da internet trabalham em conjunto executando toda a pré-produção do Compacto.Rec: uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados a rede.

Desde 2007 o Compacto vem trazendo lançamentos diversificados em diversos aspectos e principalmente, em estilo musical agrupando um rico acervo cultural que atrai visitantes de todo o Brasil, só em 2009 foram mais de vinte mil downloads no ano. Já passaram pelo site bandas renomadas como Porcas Borboletas, Nevilton, Diego e o Sindicato, o rapper Linha Dura e outros. Em 2010 o projeto expandiu mais uma vez suas fronteiras em Outubro com seu primeiro lançamento internacional o álbum “YYY” da banda Falsos Conejos de Buenso Aires (ARG) além de ter sido recentemente contemplado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário