Circuito Metropolitano de Cultura atenderá 34 municípios


Rede sócio-cultural criada por entidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte será lançada nesse sábado promovendo colaboração entre cidades

Integrar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a partir da cultura de cada um de seus 34 municípios é a proposta do Circuito Metropolitano de Cultura (CMC) que será lançado nesse sábado (05) em Santa Luzia, às 16h, no Solar da Baronesa. O lançamento faz parte da programação do festival Cardume, realizado pelo Coletivo Namarra. No dia seguinte o CMC chega a Lagoa Santa, onde será realizado o festival Mamute e o lançamento do Coletivo Calcariu.

Criado por entidades culturais de Sabará, Ribeirão das Neves e Vespasiano, o CMC busca atender a necessidade cada vez mais urgente dos municípios da região de pensarem e planejarem seu desenvolvimento conjuntamente, estimulando a troca de conhecimento entre as cidades e a participação dos cidadãos na construção de políticas públicas. O CMC nasce com o apoio do Fórum de Secretários de Cultura da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, através do Fundo de Cultura, e apesar de ainda não ter sido lançado já conta com seis cidades integradas: Santa Luzia, Lagoa Santa, Contagem, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Sabará.

A plataforma em rede disponibilizada pelo CMC viabilizará que poder público, inciativa privada e sociedade civil reflitam, discutam e juntos encontrem caminhos para preservar e fomentar a cultura e a produção artística da região, além de promover a circulação dessa produção por todas as cidades da RMBH. Por isso a representação dentro da rede é feita tanto por entidades da sociedade civil como pelo poder público, através de secretarias.

A transversalidade é outra marca do CMC. Em todas as cidades integrantes do circuito, a cultura é o eixo articulador e transversal a outras áreas, permitindo uma organização participativa plural que envolva toda a sociedade. Em Sabará, por exemplo, será priorizada a relação entre cultura e juventude, tendo em vista o alto percentual da população na faixa entre 15 e 29 anos. Em Vespasiano o tema será o Desenvolvimento Urbano devido a recente onda de crescimento no vetor norte da capital mineira. Já em Ribeirão das Neves o foco será na Solidariedade devido ao alto índice de violência local.

SERVIÇO

Sábado (05)
Lançamento do Circuito Metropolitano de Cultura
16h - Mesa de lançamento do Circuito Metropolitano de Cultura e abertura do Festival Cardume de Artes Integradas

Local: Solar da Baronesa (Rua Direita,408. Centro Histórico)

Convidados: Ubiraney de Figueiredo (Secretária de Cultura de Santa Luzia), Kelly Cardozo (Presidente. do Fórum de Secretários de Cultura da RMBH), Rodolfo Gullar (Circuito Metropolitano de Cultura), Talles Lopes (Fora do Eixo Minas/ABRAFIN).

Mediador: Marco Antônio Neri (Coletivo Namarra)

22h - Shows com A Nuvem (Lagoa Santa), Luís Laco (Santa Luzia) e Namarra Sound System
+ Exposição Fotográfica de Daniel da Mata
Local: - Beco Bar (Rua Direita,506.Centro Histórico)

Domingo (06)

Festival Mamute (Lagoa Santa)
Programação:
14h - Parceria fina
15h - Aldan
16h - Hubert Alan
17h - 4 Instrumental
18h - Lunática Espiral
19h - Mesa de apresentação do Coletivo Calcariu e do Circuito Metropolitano de Cultura
19h50 - Belkiss Amorim
20h - Loud 7

Endereço: Praça Dr. Lund

Nenhum comentário:

Postar um comentário