Vem aí o Pá na Pedra 2013

Quarta edição do Festival de Artes Integradas terá shows, oficinas, sarau, apresentações de dança e teatro, entre outras atividades



A quarta edição do Pá na Pedra já tem data marcada. De 21 a 29 de setembro, Ribeirão das Neves terá programação cultural intensa com shows, apresentações de teatro e dança, atividades de formação, entre outras. Promovido pelo Coletivo Semifusa, o festival integra o Circuito Mineiro de Festivais Independentes, e está inserido no calendário cultural do estado.

Entre os eventos que somam a essa edição do Pá na Pedra estão o Encontro de Compositores, que retorna ao seu local de origem, além do Sarau no Ribeirão, que valoriza a produção literária na cidade.

Para discutir o tema deste ano “E Você, o que faz por Neves?” (ver mais detalhes abaixo), o Coletivo Semifusa invade a programação da Pós TV, com a apresentação da cidade e do trabalho de pesquisa de Antônio Carlos Benvindo, Marcos Antônio Silva e Nayara Amorim, que irão fazer um levantamento e avaliação sobre os dados estatísticos relacionados a Ribeirão das Neves, a partir do Censo do IBGE de 2010.

Participe
Este ano, as atividades do Pá na Pedra têm como tema a pergunta “E você, o que você faz por Neves?”. Essa é uma evolução do tema das últimas edições do festival e a intenção é, além de conhecer mais o município, promover ações que valorizem a cidade. Uma boa oportunidade para acompanhar reinvindicações que ocorrem por todo o país e valorizar ações que busquem a melhora das condições de Ribeirão das Neves em diversos segmentos.

Sem esconder a “cara feia” da cidade, o objetivo é também mostrar o cidadão nevense como agente transformador do espaço em que vive.




Quer ajudar a compor o tema? Envie sugestões, vídeos ou fotos de ações que influenciam (negativamente ou positivamente) no crescimento da cidade para o e-mail:  acaopanapedra@gmail.com. Durante todo mês de julho e agosto iremos divulgar essas fotos no site do Pá na Pedra e nas redes sociais. Participe!

Metendo a Pá na Pedra
A primeira edição do Pá na Pedra ocorreu em 2010 quando, pela primeira vez, foi realizado um festival em Ribeirão das Neves aliando oficinas, exibição de filmes e shows na Praça Central da cidade.

Já em 2011, o festival expandiu sua programação e incorporou as atividades de teatro e dança. Os shows ocorreram no Parque Ecológico de Ribeirão das Neves, reunindo cerca de 1.500 pessoas em dois dias..

A última edição do Pá na Pedra, em 2012, consolidou o formato do evento que, além das apresentações e workshops, somou atividades que valorizassem a cultura local, como o Percurso Cultural em Ribeirão das Neves. Dois dias de  shows lotaram  a Praça Central, no total mais de 2.000 pessoas assistiram bandas locais, mineiras e de outros cantos do país, como Pequena Morte de Belo Horizonte  e Vivendo do Ócio de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário