Adolescentes ascendentes em Ribeirão das Neves

Texto: Valdir Junior
Entrevista: Rodolfo Gullar

“You know: you make me breakdown”, Dave Grohl

Formada no princípio de 2010, em Ribeirão das Neves/MG, por músicos jovens, contudo com bagagem que muitos ainda não conquistaram (com passagens marcantes por bandas adolescentes meteóricas do indie nevense: Monophobia, Pentelhos, Snowflakes, Djan/Artéria, Biruts), os rapazes da banda SE7IMA; Marcos Aurélio (Vocais), Cássio Morais (Guitarra), Marlon Rodrigo (Baixo), Wallace Aguiar (Bateria e Vocais) buscam firmar o “lugar ao sol” concedido cada vez com mais freqüência por onde quer que passem (shows em festas colegiais, além de já terem tocado na I Festa do Trabalhador de Ribeirão das Neves e em uma das passagens da Caravana Arrumação pela cidade natal deles).

 
Banda Se7ima

A presença de palco vibrante dos músicos, em sinergia com a alegria de viver e vivenciar novas experiências a cada segundo, reflete muito da atual ótima fase da banda, na qual tem vindo à tono o reconhecimento do trabalho sólido e focado dos caras. As letras das atuais 12 canções autorais (em fase de gravação: “um grão por vez”) retratatam parte do aprendizado humano durante a  fase juvenil/adolescente, bem como o autoconhecimento, além da demonstração explícita de superação (musical, pessoal, profissional, área de influência) por parte dos integrantes . Tudo isto, aliado à felicidade descompromissada de tocar por prazer e à inclusão constante de instantes breakdown (pra pogar/moshar), talvez sejam os ingredientes a fazer com que a maioria do público da SE7IMA seja constituída por impúberes, pré-adolescentes e jovens em geral (de idade ou que carreguem juventude na alma).

Uma tempestade sonora calcada prioritariamente no Pop Punk (vigorosa batera swingada), no Hardcore Melódico Californiano (alternância deslizante de powerchords), com pitadas leves de Grunge (afinações alternativas semitonadas: contrabaixo um tom e meio abaixo e guita meio tom abaixo), além de referências Screamo (gutural agressivo em fase de testes), Emocore (gentil hardcore sentimental), Happy Rock (letras positivistas: “pra cima!!!”) e outros sons pós-modernos à frente do próprio tempo, explicitam muito da formação musical dos garotos da banda e do que os tímpanos deles têm absorvido rotineiramente: Blink 182, A Day to Remember, Rise Against, New Found Glory, Four Year Strong, Green Day, Bad Religion.

Som visceral pra ouvir aos pulos.

A Banda lançou recentemente o single “Fragmentos” e fizemos uma entrevista pra saber como foi a produção deste trabalho e um pouco mais sobre ideias e planos da Se7ima.

A Entrevista

1- Como foi o processo de produção do single? Quanto tempo foi gasto?
O single “Fragmentos“ começou a ser gravado no estúdio TOCA, em agosto de 2010, estávamos com pouco tempo disponível, por causa de estudo e trabalho. O processo acabou sendo longo por esse motivo. Terminamos de gravar ela em Dezembro, eu acho (risos). Enfim, foi bem interessante e construtivo o processo de gravação, a Se7ima existe há 1 ano, e em 5 ou 6 meses tocando juntos já estávamos entrando em estúdio. Terminamos de mixar e masterizar a música no começo de Janeiro desse ano (2011). E, no dia do nosso aniversário, lançamos no Myspace da banda.

“Fragmentos” é uma canção que já tocávamos há algum tempo em shows, e tinha uma aceitação grande da galera e da banda para ser 1º single (mesmo sendo uma música que represente uma fase de passagem da banda). Ela estava pronta quando entramos em estúdio. Apenas criamos detalhes de arranjo e melodia durante o processo de gravação, e contamos com uma participação na produção do “beat sampleado” da passagem da música, feito pelo nosso amigo Daniel (DNL), que é rapper e parceiro da Se7ima, com quem pretendemos um dia, se tudo correr bem, desenvolver um projeto.
      
2 - O que vocês estão achando do atual momento da banda?

Estamos vivendo um momento interessante como banda. As pessoas estão conhecendo nosso trabalho através de shows e da internet, e nós estamos conhecendo nosso público, novas pessoas, novos parceiros: é um momento de busca, pesquisa e retorno. Você nunca está pronto ou preparado. A internet é a nossa maior aliada, por ela divulgamos todo nosso trabalho: Profile no Orkut, comunidade, Twitter, Myspace e o nosso canal no Youtube, que foi o “carro-chefe” no ano de 2010. Lançamos vídeos de shows, ensaios, momentos, vídeos acústicos e inclusive Making Off’s da produção do single e um vídeo teaser de lançamento do mesmo. Vídeos estes que a galera conferiu em ritmo intenso.

3 - Onde vocês pretendem chegar com a banda Se7ima?

Essa parte eu falo de sonhos? (risos). Acredito que nossa maior vontade como banda é um dia poder viver do nosso trabalho, penso que é o sonho da maioria dos músicos. Independente se o nosso mercado for o Underground ou o Mainstream. Queremos gravar discos, lançá-los e fazer shows e assim pagar as contas com isso. E é com esse objetivo que trabalhamos. Somos “moleques” ainda, estamos conhecendo a nós e ao nosso som, mas só assim você constrói um trabalho. Se “auto-conhecendo”.

4 - O Que vocês acham dessa forma de produção artística? Onde a banda cumpre todas as etapas de produção?

Com certeza é um grande aprendizado que gera bagagem pra banda, principalmente uma banda nova como a nossa. Você tem todos os lados da produção nas mãos: idealizar, criar, concluir, divulgar e voltar a idealizar. É um ciclo. Você cria uma melodia e/ou letra, corre pro estúdio, constrói uma canção, ensaia, arranja, e corre pro estúdio novamente pra gravar. E é a própria banda que faz tudo, com recursos próprios. Depois tem todo o lance de divulgar na internet, nesse momento você encontra parceiros, amigos, colegas, todo tipo de pessoa que possa dar asas ao teu som.

No caso da Se7ima, estamos sempre criando coisas, às vezes as músicas já vêem teoricamente prontas, apenas acertamos e montamos os arranjos melódicos e rítmicos no estúdio, mas ultimamente agente tem aproveitado pra compor em conjunto, tanto letra quanto melodia. É perceptível que quando uma canção é composta em conjunto desde o seu começo se tem mais idéias, é clichê o que vou dizer, mas com certeza várias cabeças sempre pensam melhor do que uma.

Curta “Fragmentos”
Pra ouvir: http://www.myspace.com/se7imarock
Pra baixar: http://www.4shared.com/audio/EBMMN9Zs/Fragmentos

Twitter da Se7ima:
Canal da Banda Se7ima no YOUTUBE:
Perfil Banda Se7ima no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15849477169821438457
Comunidade no Orkut:
E-mail :

Um comentário: